Mostra audiovisual


Mostra audiovisual

Curadoria e Organização: Nadja W. Marin


Local: Anfiteatro do LISA (Laboratório de Imagem e Som em Antropologia)
Rua do Anfiteatro, 181
Cj. Colméia favo 12 - Cidade Universitária
São Paulo - SP


Programação 

Terça-feira, dia 04/11 às 19h:
Video Game Huni Kuin: Os caminhos da jibóia
Mbya Xondaro Reko
Beata, uma santa que não sorri
A briga do cachorro com a onça

 
Quinta-feira, dia 06/11 às 19h:
A arte e a rua
Semana Santa nos Andes/Semana Santa en los Andes 
Círculo de Fogo


Ficha técnica dos filmes:
A arte e a rua
Dir: Carolina Caffé e Rose Satiko G. Hikiji
Ano: 2011
Duração: 46min.
Sinopse:
Cidade Tiradentes, distrito no extremo Leste de São Paulo, lugar onde a cidade termina, nas palavras de Daniel Hylario, nosso narrador. De lá, chegam rimas, gestos e cores que marcam  o espaço. A experiência periférica urbana é a base e o motivo da produção dos artistas de Cidade Tiradentes, que cresceram junto com o distrito paulista e em suas obras dialogam com seus desafios e sonhos. O filme segue a vida e as transformações do street dance, grafite e rap neste lugar considerado o maior complexo de conjuntos habitacionais populares da América Latina, marcado pela exclusão, no qual a população orquestra suas dificuldades com dinâmicas próprias de sociabilidade, moradia, e apropriação do território.

A briga do cachorro com a onça
Dir: Hidalgo Romero e Alice Villela
Ano: 2013
Duração: 58 min.
Sinopse:
Êxodo. Entre 1950 e 1980 milhões de nordestinos migraram para os estados do sudeste brasileiro em busca de melhores condições de vida.
São os filhos da seca, os filhos da fome, os filhos da miséria. Trouxeram na bagagem crianças, comidas, estórias e ritmos musicais.
A briga do cachorro com a onça é uma música da cultura popular brasileira, tocada em diferentes versões por bandas de Pífano em todo o país.
Este filme é uma versão fílmica desta música, uma livre adaptação da história tocada. Ao mesmo tempo, lança um olhar poético e contemporâneo sobre este fluxo migratório.

Beata, uma santa que não sorri

Dir: Ewelter Rocha
Ano: 2014
Duração: 30 minutos
Sinopse:
O processo de elaboração de um corpo de beata pelos artistas de Juazeiro do Norte constitui o tema principal do documentário “Beata, uma santa que não sorri”. Na condição de etnógrafos nativos, vários artistas são convidados a retratar na sua obra as particularidades fisionômicas de uma beata. Esculturas, peças de barro e xilogravuras adentram às sutilezas que constituem a identidade penitencial de uma beata, cujo corpo é definido por uma ambiguidade que conjura prerrogativas de uma santa e de uma mulher do mundo. A trilha musical foi elaborada usando rabecas rústicas construídas com cabaças, encomendadas na intenção de evocar o timbre das vozes dessas mulheres, quando, silenciosamente, entoam antigos benditos de penitência.

Círculo de Fogo
Dir: Francirosy Ferreira
Ano: 2013
Duração: 27 min.
Sinopse:
Círculo de Fogo nasceu do meu olhar de viajante que descobre cores, cheiros, costumes, tudo ao mesmo tempo. No mês do Ramadan de 2012 estive em Istambul e Konya na Turquia a convite da Universidade de Mevlana. Esses dez dias intensos em casas de amigos muçulmanos pude experenciar os costumes turco-islâmico, participar do Iftar (quebra de jejum), das rezas com mulheres, das conversas em família, e das cerimônias religiosas. O vídeo mostra um pouco do universo Sufi (linha mística do Islã), que embora proibido na Turquia, ainda resiste e encanta os visitantes. Temas como o uso do véu, religiosidade são apresentados, a partir da descoberta do meu olhar sobre este universo novo e encantador.

Semana Santa nos Andes/Semana Santa en los Andes
Dir: Aristóteles Barcelos Neto
Ano: 2012
Duração: 44 min.
Sinopse:
Concebido como uma etnografia visual da experiência religiosa durante a Semana Santa de Huaraz, Peru, este filme apresenta um grupo de imagens de procissões, conhecidas como soldados judeus e romanos, as quais foram milagrosamente salvas da destruição no devastador terremoto de 1970. Considerados santos por seus donos e devotos, as imagens destes soldados estão no centro de um diálogo tenso entre as formas populares e ortodoxas do Catolicismo nos Andes peruanos.

Video Game Huni Kuin: Os caminhos da jibóia
Dir: Nadja Marin e Guilherme Meneses
Ano: 2014
Duração: 7 min.
Sinopse:
O vídeo mostra o processo de criação do videogame Huni Kuin: Yube Baitana (Os caminhos da jibóia) com a equipe Beya Xina Benã (Novos Tempos) na Terra Indígena Kaxinawá do Baixo Rio Jordão. O jogo é uma produção compartilhada de índios Huni Kuin com antropólogos e programadores, com o objetivo de ampliar os conhecimentos sobre o povo Huni Kuin e fortalecer os pontos de cultura da região.

Xondaro Reko
Direção: Miguel Verá Mirim
Ano: 2014
Duração: 15 min.
Sinopse:
Na luta pela demarcação de suas terras, os Guarani Mbya vão à prefeitura de Maricá/RJ, ouvem os mais velhos e planejam a construção da nova aldeia.